A TransCore fechou seu primeiro contrato de pedágio na Austrália ao ser escolhida pelo órgão Transport for New South Wales (TfNSW) para fornecer o sistema de cobrança eletrônica do novo Western Harbour Tunnel, em Sydney. O projeto estreará no país um modelo de cobrança totalmente digital, sem uso de etiquetas veiculares, baseado apenas em reconhecimento por vídeo em faixas de fluxo livre múltiplo. O anúncio foi feito a partir de Nashville, nos Estados Unidos, e destaca a adoção da plataforma Infinity Digital Lane System como base tecnológica da operação.
Sistema digital de pedágio por vídeo
De acordo com o contrato, a TransCore será responsável por implantar o Infinity Digital Lane System, que utiliza análise avançada de vídeo para detectar, identificar e classificar veículos em alta velocidade. As câmeras posicionadas acima das faixas dispensam sensores instalados no pavimento, o que simplifica a manutenção, reduz custos e permite medições precisas sem interromper o tráfego. Recursos de aprendizagem de máquina automatizam a classificação de veículos e o processamento de imagens, diminuindo a necessidade de intervenções manuais e aumentando a eficiência operacional.
“Trata-se de uma solução inteligente que simplifica o processo de cobrança de pedágio e reduz os custos com infraestrutura de etiquetas, abrindo caminho para uma rede de pedágios mais integrada e sustentável no futuro.”
John Graham, ministro dos Transportes de Nova Gales do Sul
Segundo o governo local, os motoristas não precisarão mudar seu comportamento, bastando passar pelo pedágio enquanto o sistema realiza automaticamente a identificação do veículo e o registro da cobrança. A tecnologia será integrada aos sistemas de retaguarda já utilizados pelo TfNSW, com o objetivo de melhorar a interoperabilidade, simplificar o relacionamento com os usuários e padronizar a experiência de pagamento em diferentes rodovias com pedágio. A adoção desse modelo segue referências já consolidadas na Europa e na América do Norte, onde soluções similares de pedágio por vídeo vêm sendo utilizadas em larga escala.
Marco para Sydney e expansão global da TransCore
O Western Harbour Tunnel é uma nova via expressa de 6,5 quilômetros que está sendo construída para ligar o Rozelle Interchange à Warringah Freeway, próximo a North Sydney, cruzando sob o porto entre Birchgrove e Waverton. Quando entrar em operação, o túnel deverá reduzir significativamente os tempos de viagem, aliviar a sobrecarga na Sydney Harbour Bridge e tornar a rede de transportes da cidade mais resiliente ao crescimento da demanda. A instalação dos equipamentos de pedágio da TransCore está prevista para ser concluída em 2027, com início das operações comerciais em 2028.
“Este é um projeto voltado para o futuro, e a parceria com o Transport for New South Wales nos permite levar nossa tecnologia de pedágio de última geração a uma das principais cidades do mundo.”
Whitt Hall, presidente e CEO da TransCore
O contrato é apresentado como um marco para o setor, por ser a primeira implantação de um sistema de pedágio totalmente sem etiqueta e baseado apenas em vídeo na Austrália, reduzindo atritos para o usuário e simplificando a gestão de contas. A escolha da solução ocorreu após um processo competitivo de compra pública, reforçando a posição da empresa como referência global em tecnologias avançadas de cobrança automática. Os sistemas de pedágio e de processamento de transações da TransCore já lidam com bilhões de registros por ano e são utilizados por agências de transporte nos Estados Unidos e no Oriente Médio, em operações reconhecidas por sua precisão, escalabilidade e confiabilidade.
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Data original da publicação: 02/12/2025
