Peraton vence contrato bilionário para modernizar sistema de controle de tráfego aéreo dos EUA

A Peraton conquistou o gigantesco contrato para liderar a renovação multibilionária do obsoleto sistema de controle de tráfego aéreo dos Estados Unidos, projeto prioritário para o governo Trump após os graves apagões tecnológicos que paralisaram diversos aeroportos ao longo deste ano. A empresa atuará como integradora principal de um consórcio de empresas que substituirá toda a infraestrutura central, desde redes de telecomunicações até sistemas de radar, com o Departamento de Transporte mantendo o objetivo de colocar a nova plataforma em operação já em 2028.

Peraton lidera consórcio para renovação do sistema aéreo americano

Como contratada principal, a Peraton gerenciará um grupo de subcontratadas responsáveis pela troca de equipamentos obsoletos e pela implantação de tecnologias que formarão a espinha dorsal da modernização. A Administração Federal de Aviação (FAA) recebeu duas propostas para o contrato do Brand New Air Traffic Control System em setembro: uma apresentada pela própria Peraton e outra pela Parsons Corp., que contava com a IBM como parceira estratégica. A escolha da Peraton confirma a capacidade técnica da empresa em projetos de integração complexos e de alto risco.

Cronograma ambicioso prevê operação em 2028

A primeira fase do contrato concentra-se na aquisição de novos equipamentos e na atualização tecnológica pontual, criando a base para o esforço de modernização como um todo. A ênfase na automation será constante em todas as etapas. Já a segunda fase representará um desafio substancialmente maior, pois exigirá a modernização, integração e transformação completa dos serviços, sistemas e plataformas que sustentam as operações em todo o National Airspace System.

Modernização abrange radares e tecnologias em centenas de aeroportos

Um documento informativo da FAA revela as metas específicas: 44 aeroportos receberão novos radares de superfície, 200 aeroportos contarão com tecnologia de vigilância da iniciativa surface awareness, 89 aeroportos ganharão novas ferramentas de gestão de dados de voos terminais e será construído o primeiro centro consolidado de controle de tráfego aéreo em rota desde a década de 1960. A Peraton será responsável tanto pelos elementos técnicos de integração de sistemas quanto pelos aspectos gerenciais de coordenação de subcontratadas e mitigação de riscos.

Contrato preza eficiência e penaliza atrasos

O Congresso americano liberou US$ 12,5 bilhões como entrada inicial para a execução do projeto, embora o secretário de Transportes, Sean Duffy, tenha informado aos legisladores em julho que o custo total estimado da reforma já alcançava US$ 31,5 bilhões na época. Para garantir o cumprimento do prazo, o governo estruturou o contrato de forma a “penalizar atrasos desnecessários ou baixo desempenho”. O modelo busca evitar os problemas de execução que frequentemente atrasam projetos governamentais de grande porte.

Hoje, o governo dos Estados Unidos confiou à Peraton uma oportunidade histórica de transformar fundamentalmente o sistema de controle de tráfego aéreo do país, modernizando nosso espaço aéreo nacional para garantir que permaneça o mais seguro, eficiente e avançado do mundo. Gostaríamos de agradecer ao presidente Trump, ao secretário Duffy e ao administrador Bedford pela confiança na Peraton. Este é um momento definidor não apenas para a Peraton, mas para o futuro da aviação nos Estados Unidos e além. Juntos, com a administração Trump, a Peraton levará a América a uma nova Era de Ouro das viagens aéreas—inaugurando uma nova era de segurança, eficiência e inovação.

Steve Schorer, Chairman, Presidente e CEO da Peraton

Texto elaborado de forma original, com base em informações de agências de notícias e veículos especializados, sem reprodução literal do conteúdo das matérias citadas.

Fonte: https://www.washingtontechnology.com/companies/2025/12/peraton-wins-air-traffic-control-system-overhaul-contract/409955/

Data original da publicação: 05/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *