Irã e Turquia anunciaram a construção de um novo corredor ferroviário estratégico, avaliado em cerca de US$ 1,6 bilhão, que pretende consolidar um eixo contínuo de transporte de carga entre a Ásia e a Europa e reposicionar os dois países como hubs logísticos centrais no tabuleiro eurasiático. Com aproximadamente 200 quilômetros de extensão entre Marand e Cheshmeh Soraya, no noroeste iraniano, até a região de fronteira de Aralık, no lado turco, a linha foi concebida para acelerar o fluxo de mercadorias, reduzir custos logísticos e preencher uma lacuna crítica na malha ferroviária transcontinental. O projeto, anunciado em coletiva conjunta pelos chanceleres iraniano Abbas Araghchi e turco Hakan Fidan, é apresentado como um passo decisivo para transformar a antiga Rota da Seda em um corredor moderno totalmente sobre trilhos.
Detalhes do projeto ferroviário
A nova ferrovia será construída como o chamado trecho Marand–Cheshmeh Soraya, configurado para avançar em direção à fronteira turca na área de Aralık, completando um corredor de cerca de 200 quilômetros que conecta diretamente as redes ferroviárias nacionais dos dois países. Autoridades iranianas estimam que o investimento total gire em torno de US$ 1,6 bilhão e que as obras levem de três a quatro anos, o que colocaria a entrada em operação completa na virada da década, caso o cronograma seja cumprido. Segundo representantes do Ministério dos Transportes do Irã, a infraestrutura foi desenhada para permitir transporte “rápido e barato” de diferentes tipos de carga, com o mínimo de paradas intermediárias, conectando grandes centros industriais da Ásia às portas de entrada da Europa.
O corredor ferroviário será um elemento-chave na chamada Rota da Seda do Sul, uma derivação da antiga rota mercantil histórica que hoje se integra a projetos de conectividade como a Belt and Road Initiative, impulsionada pela China. A expectativa é que a nova linha aumente de forma expressiva o volume de cargas movimentadas, com projeções iniciais de até 20 mil toneladas por mês quando o trecho estiver em plena operação, fortalecendo também a malha interna iraniana e ligações com eixos como a ferrovia de Teerã. Ao priorizar o transporte ferroviário, Teerã busca reduzir a dependência de rotas marítimas congestionadas e suscetíveis a choques geopolíticos, ao mesmo tempo em que explora uma alternativa mais sustentável em termos de custos e emissões.
Impactos em logística, comércio e geopolítica
Para o Irã, o projeto é parte de uma estratégia de longo prazo para ampliar conexões terrestres com países vizinhos, mitigar os efeitos de décadas de sanções e consolidar-se como corredor essencial no eixo leste-oeste que liga a China e a Ásia Central a mercados europeus. A nova linha deve reforçar o papel iraniano em redes de trânsito eurasiáticas ao facilitar a circulação de mercadorias não só com a Turquia, mas também com parceiros como Paquistão, Rússia e China, em um contexto de diversificação de cadeias globais de suprimento. Ao mesmo tempo, a integração ferroviária mais profunda com Ancara é vista como instrumento para impulsionar o comércio bilateral e criar rotas alternativas que escapem de gargalos regionais e da competição por corredores dominados por outros atores.
Do lado turco, a nova ferrovia reforça a ambição de transformar o país em um dos principais nós logísticos entre a Ásia e a Europa, ancorando o chamado corredor do meio, que atravessa a Ásia Central, o Cáspio e a própria Turquia rumo ao continente europeu. Ao conectar-se diretamente às redes iranianas, Ancara fortalece sua posição como porta de entrada para cargas provenientes do Golfo, da Ásia Central e do Leste Asiático, ampliando a relevância de seus portos no Mediterrâneo e no Mar Negro e oferecendo ao mercado europeu novas rotas terrestres que competem com trajetos tradicionais via Rússia ou rotas marítimas longas. O anúncio da ferrovia conjunta também sinaliza um aprofundamento da cooperação econômica e política entre os dois vizinhos, que têm enfatizado a necessidade de remover barreiras ao comércio e atrair investimentos em infraestrutura em meio à crescente disputa por corredores estratégicos de transporte na Eurásia.
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Fonte: https://www.travelandtourworld.com/news/article/new-strategic-railway-link-from-iran-to-turkey-1-6-billion-usd-investment-set-to-revolutionize-eurasian-freight-movement/
Data original da publicação: 04/12/2025
