Vietnã acelera segunda fase do Aeroporto de Long Thanh com demanda aérea em alta

O governo do Vietnã decidiu acelerar a segunda fase de construção do Aeroporto Internacional de Long Thanh, megaprojeto que deverá substituir o congestionado Tan Son Nhat como principal hub aéreo do sul do país, em resposta a uma forte alta da demanda por viagens e ao crescimento econômico acima do previsto. A estratégia passa por obter autorização para aprovar internamente o novo estudo de viabilidade, encurtando o processo burocrático e permitindo que as obras comecem antes do cronograma originalmente previsto para o período entre 2028 e 2032. Enquanto isso, a primeira etapa do aeroporto avança rapidamente, com conclusão substancial prevista para o fim de 2025 e abertura comercial projetada para 2026.

Governo busca mais agilidade e autonomia

Logo após uma sessão parlamentar realizada em 2 de dezembro, o Executivo enviou ao Comitê Permanente da Assembleia Nacional um pedido para alterar a resolução que rege a política de investimentos do projeto de Long Thanh, de modo a poder aprovar por conta própria o estudo de viabilidade da fase 2. Embora a Lei de Investimento Público de 2014 já permita ao primeiro-ministro chancelar projetos de grande porte sem novo retorno ao plenário, o tamanho inédito do aeroporto levou os legisladores a exigir, inicialmente, que cada fase tivesse estudos separados submetidos novamente ao crivo da Assembleia.

Na nova proposta, o governo argumenta que o precedente mudou quando, em 2024, o Parlamento autorizou o próprio Executivo a aprovar ajustes no estudo de viabilidade da fase 1, abrindo caminho para uma abordagem mais descentralizada também na segunda etapa. Segundo autoridades, aplicar a mesma lógica agora seria juridicamente coerente, alinhado à política de delegação de competências e capaz de economizar vários meses na fase de preparação do investimento.

Expansão antecipada, capacidade maior e efeitos econômicos

A segunda fase do Aeroporto Internacional de Long Thanh inclui a construção de uma terceira pista, um segundo terminal de passageiros com capacidade para mais 25 milhões de viajantes por ano e um conjunto de instalações de apoio, mantendo a estatal Airports Corporation of Vietnam como principal investidora das obras essenciais. No plano diretor de longo prazo, o complexo deve chegar a 100 milhões de passageiros e cerca de 5 milhões de toneladas de carga anuais, consolidando o Vietnã como um importante hub de conexão regional e global.

Inicialmente programada para o intervalo de 2028 a 2032, a fase 2 está sendo puxada para frente porque projeções atualizadas indicam possibilidade de crescimento do PIB em dois dígitos a partir de 2026, acompanhado por um avanço ainda mais rápido do tráfego aéreo. Antecipar as obras permitirá aproveitar a mesma estrutura de canteiro já mobilizada na etapa inicial — hoje com cerca de 14 mil trabalhadores e 3 mil equipamentos em operação — reduzindo custos, tempo de construção e impactos ambientais na transição, ao mesmo tempo em que alivia a pressão sobre Tan Son Nhat e apoia a expansão do mercado de aviação vietnamita.


Texto elaborado de forma original, com base em informações de agências de notícias e veículos especializados, sem reprodução literal do conteúdo das matérias citadas.

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Data original da publicação: 03/12/2025

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